sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Petra, na Jordânia, uma das novas maravilhas do mundo



Viajar é tudo de bom. E se um dia você tiver a oportunidade de escolher um destino exótico, vá para Petra, na Jordânia. Considerada uma das novas maravilhas do mundo, a cidade, que foi esculpida nas rochas, é literalmente cenário de filme. Foram gravadas por lá, inclusive, as mais bonitas cenas de Indiana Jones e a Última Cruzada (1989). E a próxima novela das oito da rede Globo (Viver a Vida) também mostrará os cenários fascinantes do sítio arqueológico em seus primeiros capítulos
A história de Petra, tal como a conhecemos, teve início em 6 a.C., quando os nabateus, povos comerciantes, lá chegaram e começaram a esculpir nas rochas monumentos, palácios, templos, igrejas e moradias. Essas obras de arte podem ser vistas pelos visitantes depois de uma caminhada de alguns quilômetros até o “Tesouro”, ou Al Khazneh, um dos locais mais bonitos de Petra.
Nas proximidades, camelos e beduínos estão sempre a postos. Alguns beduínos podem, inclusive, fazer a famosa proposta de trocar mulheres por camelos. Na dúvida, não leve muito a sério nem demonstre interesse.
Petra ficou escondida do Ocidente até 1812, quando o explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt a reencontrou. A partir daí, ela começou a aparecer para todo o mundo e a deixar fascinados aqueles que a exploram.
SERVIÇOComo chegar. Em geral é preciso ir até a Europa e, lá, pegar outro voo até Amã. Ou ir até Dubai, nos Emirados Árabes, e de lá voar para Amã; ou, ainda, voar para Istambul, na Turquia, e de lá para Amã. Quantas horas. Por volta de 12 horas até a Europa + 4,5 horas até AmãClima. No verão, pode chegar perto dos 50 graus. No inverno, por volta de 15 graus durante o dia e próximo de zero grau à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário